Operação Mais Respeito - provoca efeito colateral (yes!)




No dia 29 de setembro foi realizada via Facebook uma convocatória aos grafiteiros e artistas da cidade de Niterói que comparecessem ao muro ao lado do Shopping Multicenter em Itaipu para renovar seus graffitis e reparar o muro que estava lotado de propaganda comercial não autorizada.  



Convocatória feita no Facebook (veja como foi)


Tudo começou porque embora houvesse muuto espaço vazio no muro, a propaganda irregular foi feita por cima de painéis de grafiteiros importantes na cidade e na própria história do graffiti no Rio de Janeiro. Na cidade de Niterói o graffiti passou a ser autorizado como forma de arte. A Câmara Municipal de Niterói aprovou, no dia 1° de outubro o Projeto de Lei 32/2013, que reconhece o graffiti como arte e autoriza a pintura em suas diferentes formas de expressão nos pilares dos espaços públicos. 

Efeito colateral: A mobilização chamou a atenção das autoridades e foi encaminhado um ofício ao Secretário municipal de ordem Pública, Marcus Jardim Gonçalves, explicando a importância do graffiti e a necessidade os artistas participarem da identidade visual da cidade e cobrando medidas em relação a propagandas irregulares.


Mas a propaganda irregular não para. Lya Alves, grafiteira, diz: "Não acho que vamos parar a propaganda irregular, oque queremos é que os possíveis clientes dessa propaganda olhem a propaganda irregular e pensem: 'puxa,destruiram um painel lindo'. Nossa intenção é usar a própria propaganda  irregular contra quem faz. A população odeia. Quando estávamos pintando o muro, muita gente que passava veio falar pra gente 'dar um jeito no muro porque estava mesmo horrível'. Agora , além de enfeiar a cidade, eles destroem a arte urbana e a beleza da cidade". A próxima Operação mais Respeito já tem data, 3 de novembro, domingo no Badu. 


A convocatória com informações da Próxima Operação Mais Respeito: 

Confira as fotos da Operação mais Respeito no Facebook:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.444801792295183.1073741828.444795765629119&type=3

Curta a página da Operação mais Respeito:
https://www.facebook.com/operacaomaisrespeito

Primeira convocatória da Operação mais Respeito:
https://www.facebook.com/events/428889787219861/?fref=ts

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site